10 fatos sobre o Dia Mundial da Água
A água é um bem escasso. Resumimos em 10 breves fatos os problemas humanitários que enfrentaremos nos próximos anos com a escassez de água relacionada ao clima e por que em breve haverá mais plástico do que peixes no mar.
10 Fatos sobre a água
1. Estamos a passar por uma “crise hídrica”
Cerca de 2,2 bilhões de pessoas em todo o mundo não possuem acesso confiável à água potável. Embora bons dois terços da superfície da Terra seja água, apenas menos de 3% dela é potável. Infelizmente, a distribuição da água potável disponível é geograficamente muito desigual: a África, em particular, já está a enfrentar uma dramática escassez em certas regiões, mas a situação também está se deteriorando rapidamente na América do Sul e na Ásia devido às mudanças climáticas.
Os mais afetados são pessoas ou famílias nas regiões mais pobres do mundo – e especialmente nas áreas rurais.
De acordo com dados de 2021 do UNICEF, mais de 1,42 bilhão de pessoas em todo o mundo vivem em áreas com insegurança hídrica alta ou extremamente alta, incluindo 450 milhões de crianças.
2. Água contaminada como fonte de doenças infecciosas
Em muitos lugares há acesso à água, mas a qualidade é precária e a água está contaminada. Por exemplo, devido a inundações na estação chuvosa, muitas fontes de água potável ficam temporariamente poluídas e não podem ser usadas por um período mais longo do ano. Lançamos um projeto de proteção climática para garantir às famílias em Bangladesh o acesso à água potável. Mais sobre isso em breve aqui no blog.
3. Não basta só a limpeza, a água também deve ser "segura".
A água só é segura para uso quando é acessível a pessoas próximas de casa, disponível quando elas precisam e, claro, livre de contaminantes. Embora existam fontes de água em muitos lugares, o acesso a elas às vezes é inseguro, por exemplo, devido à guerra civil ou porque a nascente ou o leito do rio secam sazonalmente.
4. Sem água para saneamento, doenças se espalham mais rapidamente
Não só a água potável é necessária para a sobrevivência. A água também é absolutamente importante para fins de higiene, caso contrário as doenças se espalham mais rapidamente. No Sudão, por exemplo, um surto de cólera já matou mais de 400 pessoas desde 2016. O sabão também é importante para que bactérias e vírus não tenham chance!
5. Buscar água em vez de estudar
Em muitos lugares, são as crianças que precisam caminhar longas distâncias para buscar água nos poços enquanto seus pais trabalham nos campos e cuidam do gado. Como resultado, muitas crianças não podem ir à escola e, portanto, têm que ficar sem educação.
6. Corona, mudanças climáticas & Co
Durante crises como a pandemia do COVID19, a situação de muitas pessoas que vivem em condições precárias se agrava e o acesso à água se torna ainda mais difícil. Por exemplo, na Síria, durante os últimos 11 anos de guerra civil, o abastecimento de água em certas regiões entrou em colapso regularmente, afetando milhões de pessoas.
7. Segurança da água para todos
No contexto da crise global da água, a UNICEF lançou a iniciativa "Segurança da Água para Todos". Com vários projetos em todo o mundo, as crianças mais pobres e as famílias em particular devem ser ajudadas. Mas o abastecimento de água potável (e alimentos) também está se tornando escasso na Ucrânia.
Tanto para os problemas humanitários que temos com o abastecimento de água em todo o mundo. Infelizmente, o meio ambiente e os animais também estão a lutar com o fato de que o acesso à água está se tornando cada vez mais difícil.
Um dos maiores problemas é e continua a ser a poluição dos corpos d'água e mares - causada pelo homem:
8. Como plástico no mar em vez de areia à beira-mar
Segundo estimativas, cerca de 150 milhões de toneladas de plástico estão a flutuar atualmente no mar. Se não fizermos nada a respeito, em 2050 haverá mais plástico do que peixes em nossos oceanos. Aqui pode descobrir como o plástico chega ao mar em primeiro lugar, quais resíduos compõem a maioria e o que pode fazer a respeito.
9. Grande Mancha de Lixo do Pacífico
A Grande Mancha de Lixo do Pacífico é uma das 5 gigantescas manchas de lixo que circundam nossos oceanos. Agora é cerca de 19 vezes o tamanho da Áustria! Mais da metade do lixo afunda no mar, o restante se dispersa nas praias dos mares do sul até as regiões polares através dessas ilhas móveis de plástico. A propósito, esse lixo já pode ser visto do espaço - bravo!
10. Áreas Marinhas Globais Protegidas
A pesca excessiva, a poluição e a crise climática dificultam a vida das criaturas marinhas. O Greenpeace está comprometido com uma rede global de áreas marinhas protegidas para poderem se recuperar. A petição sobre o assunto quase atingiu sua meta de 500.000 assinaturas - assine também e ajude a proteger nossos oceanos para as gerações futuras!
-
Frete Grátis para Portugal a partir de € 64,90
-
Devoluções Grátis
-
Entrega em 5 dias úteis.
Enviamos para mais de 40 países ao redor do mundo