3 dicas para um estilo de calor adequado sem danificar o cabelo

As altas temperaturas usadas ao modelar com chapinhas e modeladores podem causar danos graves à estrutura do cabelo em cabelos desprotegidos. Contamos aqui quais são os erros mais comuns e ao quê devemos prestar atenção.

Por um lado, ocorrem rachaduras na camada externa da cutícula do cabelo, a chamada cutícula capilar. Uma vez que esta camada esteja danificada, ela pode ser removida mais facilmente, por exemplo, penteando. A perda dessa camada protetora torna o cabelo muito suscetível a danos causados, por exemplo, por radiação UV ou coloração.

Por outro lado, a proteína queratina, da qual o cabelo é feito principalmente, também é danificada pelo calor. Isso pode até derreter em altas temperaturas.

As consequências do estilo de calor desprotegido são:

  • Cabelo quebrado
  • Aparência opaca, sem brilho
  • Frizz e efeito palha

3 dicas para modelar com calor sem danificar o cabelo

  1. Secar suave
    SEMPRE deixe o cabelo secar antes de usar a chapinha ou o modelador de cachos. Mesmo ao usar um spray protetor de calor, o cabelo na área pulverizada deve estar seco antes de aplicar calor.
  2. Usar protetor térmico
    O spray protetor térmico orgânico Hands on Veggies protege o cabelo até uma temperatura de 218°C. Os ingredientes naturais, como extrato de Trametene e proteína de trigo, formam uma rede protetora. Este revestimento protege o cabelo de influências nocivas, como calor e radiação UV e, portanto, também retarda o desbotamento da intensidade da cor do cabelo colorido. A humidade dentro do cabelo é retida e sua estrutura protegida. O cabelo fica macio, brilhante e fácil de pentear.
  3. Sem pressa!
    Puxe lentamente a chapinha sobre o cabelo e evite penteados apressados. Isso protege o cabelo e proporciona melhores resultados. Se te deres um pouco mais de tempo, verás que podes obter resultados igualmente bons com menos calor!

Os 3 erros mais comuns ao estilizar com alisadores ou modeladores

  1. Erro: pentear o cabelo húmido
    Veja também alisamento a seco. Quando molhado, o cabelo fica muito sensível e é rapidamente danificado pelo calor. Portanto, é essencial deixar o cabelo secar ao ar antes de modelar ou secar com secador!
  2. Falha: Temperaturas muito altas
    Ao secar, um pouco mais de distância é suficiente para evitar danos causados pelo calor. Com ferros de alisar e ferros de ondulação, isso é um pouco mais difícil. Adapte a temperatura à estrutura do seu cabelo: só se deve tratar cabelos finos e finos a uma temperatura máxima de 150°C. O cabelo normal pode suportar até 180°C e o cabelo grosso nunca deve ser penteado a mais de 200°C.
    Em qualquer caso, escolha o nível/configuração mais baixo no qual você ainda está satisfeito com o resultado do penteado. Mais calor sempre significa mais danos.
  3. Erro: produtos capilares com silicone
    O uso de produtos capilares contendo silicone é prejudicial ao meio ambiente e muitas vezes está associado ao chamado efeito de acumulação. Quando muito silicone se acumula no cabelo ao longo do tempo, resulta numa aparência opaca, acúmulo mais fácil de poeira e sujeira e maior suscetibilidade ao frizz. Então, na verdade, exatamente o oposto do que você deseja alcançar com a chapinha.

Costumas pentear o teu cabelo regularmente com alisadores e/ou ferros de frisar?
Então, recomendamos nosso conjunto de cuidados com o cabelo Bio Repair & Care, composto por shampoo e condicionador para cabelos danificados. Abóbora e óleo de argão fornecem cuidados intensivos e evitam danos causados pelo calor.

Se o teu cabelo é modelado regularmente com alisadores ou modeladores, proteja-o com um spray protetor de calor natural. Certifique-se de trabalhar com cuidado e manter a estrutura do cabelo saudável!

Para tal, recomendamos