Caspa vs. couro cabeludo seco

A nossa pele está constantemente a regenerar-se e liberta regularmente flocos de pele. Aproximadamente a cada 4 semanas, a pele renova-se. Desde que a quantidade de flocos mortos seja mantida dentro de limites, isso não é perceptível.

Se a pele liberta células velhas demasiado depressa ou se estas se juntam à gordura da pele, chama-se caspa. Isto pode levar à formação de flocos maiores que "nevam" nos ombros e se tornam visíveis

Diferença entre couro cabeludo seco e caspa

Mas qual é exatamente a diferença entre couro cabeludo seco e caspa, e como encontrar o produto certo para ajudar?

Se a caspa é muito pequena e fina e pode ser facilmente limpa da sua roupa, é provável que seja porque o teu couro cabeludo é propenso a secura. Por vezes, isto provoca comichão na pele, o que pode ser muito desconfortável

Razões da secura do couro cabeludo:

  • Aquecimento do ar
  • Ar condicionado
  • Lavagem frequente do cabelo
  • Produtos de tratamento incorretos
  • Shampoos demasiado desengordurantes

Soluções contra a caspa seca:

Cuidado: às vezes as pessoas instintivamente procuram shampoos anti-caspa quando têm um couro cabeludo seco. Estes podem desengordurar adicionalmente a pele e agravar o problema!

Ao contrário agora da caspa do couro cabeludo oleoso:

A caspa oleosa é mais provável de ocorrer quando alguém tem uma tendência geral para o couro cabeludo oleoso, por vezes coincidindo com o aumento da produção de sebo no rosto, ou seja, pele facial oleosa.

Se a pele repele as células velhas demasiado depressa e estas se aglomeram com o sebo da própria pele, formam-se flocos ou plaquetas que ficam presos no cabelo ou que se depositam nos ombros. Devido ao maior teor de óleo, estes geralmente não são tão fáceis de tirar da roupa e são mais pegajosos.

Razões para o couro cabeludo oleoso:

  • Aumento da produção de sebo na pele
  • Puberdade
  • Doenças como a neurodermatite, a psoríase ou uma infecção fúngica
  • Um fungo de levedura autóctone da pele que se propaga em condições favoráveis e provoca uma descamação ainda maior da pele

A solução para a caspa oleosa

A maioria dos champôs anti-caspa neutralizam a produção excessiva de sebo e desengorduram o couro cabeludo. Além disso, deve conter ingredientes antibacterianos e antifúngicos. Se tiveres muita caspa pegajosa, deves usar o champô durante pelo menos 3 semanas para ver uma melhoria.

O polivalente: champô orgânico anti-caspa da Hands on Veggies

O nosso champô herbal orgânico anti-caspa com funcho e hortelã contém não sulfatos, lava suavemente com surfactantes suaves de açúcar e tem um efeito equilibrador - tanto no couro cabeludo seco como no oleoso:

  • Hidrata a pele e estimula a regeneração.
  • Ingredientes prebióticos reforçam o microbioma do couro cabeludo e mantêm-no saudável.
  • O extrato de alecrim promove a cicatrização e é protetor.
  • Extrato de funcho neutraliza a caspa e fortalece o cabelo.
  • Aveia coloidal acalma adicionalmente o couro cabeludo irritado e alivia a comichão.

Os homens têm realmente caspa com mais frequência do que as mulheres & qual é a razão para isso?

Muitos homens lavam o cabelo sempre que tomam banho, o que é simplesmente demasiado frequente. Alguns também usam simplesmente gel de banho para lavar o cabelo, o que também não é ideal. Ambos secam o couro cabeludo.

Muitos homens também usam simplesmente gel de banho para lavar o cabelo, o que também não é ideal

Como a pele dos homens tende a produzir mais sebo do que a das mulheres, eles também são mais propensos a ter couro cabeludo oleoso e, consequentemente, caspa oleosa.

Curas DIY SOS para o couro cabeludo a partir de remédios caseiros

  1. Lavagem com ácido equilibrante feita com vinagre de cidra de maçã:
    Até a sua avó usava vinagre de maçã como remédio caseiro para caspa, comichão no couro cabeludo ou couro cabeludo rapidamente oleoso: misture vinagre de cidra de maçã e água numa proporção de 1:2 directamente numa garrafa ou tigela. Lave o cabelo normalmente com champô e depois enxague com a mistura de vinagre como faria com um amaciador normal. Enrole uma toalha à volta do cabelo e deixe a mistura atuar durante cerca de 30 minutos. Depois enxaguar sem champô!
  2. O azeite de oliva como uma máscara calmante para o couro cabeludo durante a noite:
    Contra o couro cabeludo seco e a caspa: o azeite devolve ao couro cabeludo a gordura que os champôs e produtos de cuidado agressivos podem extrair. Basta massajar algumas gotas de azeite no couro cabeludo, deixá-lo atuar durante a noite e lavar o cabelo no dia seguinte com um champô suave. Uma toalha ou uma touca fina protegerá o couro cabeludo do óleo.
  3. Óleo de coco para caspa oleosa:
    Para o couro cabeludo oleoso com caspa, o óleo de coco promete um alívio rápido: hidrata a pele e inibe o crescimento de fungos e bactérias. Para isso, derreta uma colher de sopa de óleo de coco entre as mãos, massaje-o no couro cabeludo e deixe actuar durante algum tempo. Um efeito secundário agradável: uma massagem na cabeça é incrivelmente relaxante depois de um dia difícil! Depois, pode lavar o cabelo como de costume com um champô suave.

Para tal, recomendamos