Cosméticos prebióticos para uma barreira cutânea saudável

Milhões de microorganismos se espalham em nossa pele, formando uma rede complexa junto com as células da epiderme. É constituída por fungos, bactérias, vírus e protozoários, ou seja, a totalidade de todos os microrganismos que colonizam a nossa pele. Essa simbiose é chamada de microbioma.

A composição do microbioma difere para cada um de nós - assim como o microbioma em nossos intestinos. A natureza desta rede depende de uma grande variedade de fatores: as bactérias, por exemplo, influenciam o valor do pH.

O alto número de diferentes bactérias em simbiose com as células da pele dificulta a colonização por invasores. Isso torna o microbioma em nossa pele uma parte importante do nosso sistema imunológico! E isso, em última análise, também decide o quão saudável é a barreira da nossa pele e o quão bem ela pode nos proteger das influências ambientais.

O microbioma é composto de forma diferente dependendo da área do nosso corpo. Fatores como temperatura, humidade e produção de sebo afetam muito a textura da nossa pele. É por isso que existem áreas, por exemplo, que secam mais rápido que outras. Uma barreira de pele saudável é melhor para armazenar humidade.

Prebiótico vs. probiótico

Todos nós conhecemos alimentos probióticos: iogurte, chucrute, vinagre e similares contêm culturas bacterianas vivas, com um efeito positivo em nosso microbioma no intestino. As bactérias benéficas colonizam nosso intestino, melhorando e fortalecendo o ambiente.

Há muito tempo que não sabíamos sobre alimentos prebióticos: eles contêm fibras especiais e indigeríveis que servem de alimento para os probióticos. Isso significa que os prebióticos garantem a nutrição ideal da microflora já existente.

A fibra prebiótica é encontrada em todas as frutas e vegetais. Nosso prebiótico favorito é a inulina. Está contido, por exemplo, na chicória, aspargo, alho, alcachofra ou repolho.

O mesmo princípio também se aplica à pele!

Se a barreira da pele, ou seja, o microbioma, for perturbada, os ingredientes prebióticos nos cosméticos podem trazê-la de volta ao equilíbrio. Mas também usados preventivamente, fortalecem e nutrem a microflora da pele.

Uma barreira cutânea perturbada é permeável e não consegue mais manter a função protetora tão importante. Isso torna a pele mais suscetível a influências externas, como a radiação solar, mas também a invasores indesejados, porque também existem microorganismos ruins que nos adoecem.

Mas um microbioma perturbado também pode ser a causa de doenças como acne, psoríase, neurodermatite, igual à dermatite atópica e outras doenças inflamatórias da pele. Já existem estudos que estabelecem que, por exemplo, no caso de acne e manchas, a terapia com produtos cosméticos prebióticos pode alcançar melhores resultados do que os ingredientes antibacterianos. Porque essa é exatamente a abordagem oposta, ou seja, matar as bactérias vivas que nos deixam doentes. Infelizmente, as boas bactérias também precisam acreditar nisso, o que muitas vezes tem o efeito oposto.

A microflora em nossa pele, a função de barreira e nosso sistema imunológico inato trabalham juntos para manter nossa pele saudável. É importante manter esse delicado equilíbrio.

Benefícios dos cosméticos prebióticos

Especialmente limpadores faciais, sabonetes, géis de banho e shampoos com ingredientes como álcool, surfactantes agressivos e sulfatos podem danificar nossa barreira cutânea e torná-la permeável. Para evitar esse efeito, por um lado, não usamos nenhum ingrediente nocivo. Por outro lado, adicionamos aos nossos produtos ingredientes prebióticos extras, como a inulina da chicória. Isso faz muito sentido, especialmente com produtos de cuidado, como protetor labial ou loção para o corpo. No entanto, agora misturamos a valiosa inulina em quase todos os produtos, como sabonete ou gel de banho.

Os microorganismos da sua pele ficam felizes com isso, porque se alimentam dela e prosperam esplendidamente!

Faça algo de bom para a tua pele e mime-a com valiosos produtos cosméticos prebióticos de qualidade orgânica!

Para tal, recomendamos